Click here to edit title

Click here to edit subtitle

Blog

TDC FLorianopolis: Do desabafo a Realidade Fora de Uberlandia

Posted by JJ on May 28, 2013 at 1:00 PM

Tudo começou quando chegou o email do Elias Nogueira na comunidade brasileira de profissionais de Testes e Qualidade de Software DFTestes.

Elias Nogueira - Coordenador da Trilha de Testes e Monge Sagrado dos Automatizadores Brasileiros


Este email abriu vários caminhos. Quem quisesse submeter uma palestra para a Trilha de Testes para o TDC The Developer's Conferece 2013 em Florianópolis, teria até uma tal data para apresentar. E um dos caminhos foi à minha vontade de falar sobre a minha profissão (Analista de Qualidade). Foi ai que desenvolvi uma ementa de palestra do que seria este profissional e o que realmente ele faz, que no caso, é totalmente diferente de que muitos pensam ou pensavam.


 The Developers Conference 2013, um evento organizado pela Globalcode


A ementa que submeti não foi somente aceita como selecionada para abrir a Trilha de Testes. Na hora que fui comunicado foi euforia total, fui até os gestores da minha empresa comunicar, comuniquei a amigos, colegas de trabalho, à todo mundo. Porém, a minha euforia deu lugar ao medo, angustia. O TDC é uma conferencia de desenvolvedores brasileira para profissionais do Brasil e do Mundo, como eu faria para viajar de Uberlândia até Florianópolis, meu salário no momento não me possibilitava nada, tenho filho para criar meu salário na empresa que trabalhava era muito baixo. Então conversei com gestores e foi totalmente negado a primeira vista. Então, pensei em outras formas de conseguir realizar esta viagem. Após alguns dias me veio a idéia de realizar um Workshop para poder angariar fundos para a viagem. Foi então que recebi mais uma noticia ruim, a empresa que trabalhava anunciava meu desligamento por motivos fúteis de alguns empresários Uberlandenses(o profissional não pode buscar seu aperfeiçoamento pedindo ajuda à empresa, e sim com seu próprio salário e suas condições que na maioria da cidade é ridículo).

 

Foi ai que percebi, que esta empresa que estava se afundando em descontentamento dentro do próprio ambiente e com a maioria dos funcionários insatisfeitos, que realmente era a melhor coisa a ter me acontecido.

 

Quem me conhece sabe o quanto eu luto pelo bem da empresa e pela motivação de toda equipe e melhoramento da forma de trabalhar e da Qualidade de vida além da Qualidade de Software.

 

Então iniciei minha caminhada ao TDC com minhas próprias pernas, foi ai que consegui o apoio da empresa PRIME TEAM TECNOLOGIA. Eles cederam o espaço para que eu realizasse o Workshop. Mas nem tudo são flores na vida de João Júnior. Dividindo seu pouco tempo em menos de 20 dias para o workshop, fazia o trabalho da montagem do curso, a divulgação, a venda de inscrições, a organização desde o coffee break até a confecção de todo o material e brindes.


 1° Workshop de Testes de Software, 15 e 16 de maio, apoio Copa TI

 

Chegou o dia do Workshop, deu tudo certo, o 1° Curso Qualidade de Software em Pouco Tempo foi muito bom, teve bastante aceitação e o que é melhor, o publico era todo da área de desenvolvimento, desde a analise, passando pelos programadores até chegar em testadores iniciantes na área. Sucesso no segundo dia também. E em pesquisa com os participantes o curso teve um nível de aceitação de 70%.

Empresas como Sankhya, Jiva, Explend, Prime investiram no curso e pagaram para que seus profissionais participassem e contribuissem para melhorar a qualidade de seus processos e em seguida de seus produtos.


 


Ai consegui angariar algum fundo não o todo necessário para a viagem, porém com o acerto de saída da ultima empresa eu já havia pago as passagens e estadia. Tava tudo bem, tendo apenas que terminara os slides da apresentação do grande dia.

 

Terminado a apresentação, foi postado para os Coordenadores do evento.

 


 


 

Chegou o grande dia da viagem. Espectativas à mil. Foi uma viagem um pouco cansativa até floripa, pois saindo de Uberlândia é necessária a escala em São Paulo, na ida teve que chegar ao aeroporto de Congonhas e fazer baldeação até o aeroporto de Guarulhos. Sem sustos. Sai de Uberlândia ás 12h20, chegamos ao hotel em Floripa às 22h30.

Aliás, o hotel é fantástico, quem quiser eu indico demais, Hotel Torres da Cachoeira no bairro Cachoeira do Bom Jesus no norte da ilha de Floripa.

 

Bom, a noite foi um pouco longa, por estar frio anoite e eu estar com meu filhão, que acordou a noite toda tadinho hehe. Tudo bem, às 8h sai para o centro de convenções do Hotel Oceania Park. Um dos primeiros à chegar no local do evento, não peguei longas filas nem tive problemas. Foi só chegar a hora da palestra.

Sala Topázio 2 da Trilha de Testes

Filas para cadastramento. Vários estandes de empresas patrocinadoras.


 

Como explicado pela organizadora do evento Yara Singer, sempre houveram alguns atrasos, porém deu tudo certo.


 

Mais de 800 profissionais de Desenvolvimento de Software no TDC



A Grande Hora.

 

Terminadas às apresentações no Palco Principal. Já eram 11h, minha palestra que se iniciaria 10h10, já tinha uma hora de atraso, devido a isto, quase todos os palestrantes tiveram pouco tempo para adaptar suas palestras e tivemos um pequeno problema atropelamento, neh Fernanda Thiesen? heeheehhe A coordenadora estava com uma contagem de tempo. Nada que pudesse comprometer o conteúdo geral das palestras.

 

A minha palestra foi a de abertura da Trilha de Testes de profissional para profissionais, mais de 150 na sala da Topázio 2, da Trilha de Testes.

 

Falei, desde os conceitos reais de o que é Teste e a diferença entre Testes de Software, e o que é Qualidade e a diferença entre Qualidade de Software. Até falar o que o profissional de qualidade realmente faz no dia a dia e quais são as ótimas qualidades dele.

 

Na palestra lancei nacionalmente o vídeo que fará maior sucesso entre os desenvolvedores brasileiros "Esse Tester sou Eu". Também no final descontraindo com o pessoal mostrei um vídeo do programador troll 'chama o analista'.

 

Assim terminou os meus cerca de 30 min de '¿¿fama??'.

 

O Evento

 

Mas o melhor não parou por ai, realmente iniciou ai. A troca de experiências, eu como falo 'pouco', conversei com dezenas de profissionais e fiz alguns ótimos contatos. Que inclusive renderão alguns bons projetos, como com o pessoal da Intel, onde abrirei publicamente um grande projeto para pessoas com deficiência e incapazes de se comunicar.

Conversei horas com um programador que trabalha para a UFSC, só que eu esqueci o nome deeeeeeeeeeeeele... haueheuauhea e também esqueci de pegar o email dele, tomara que ele veja ai, gente boa demais.!

Descobri que um dos patrocinadores do evento a SoftPlan enviou cerca de 160 profissionais ao evento. Você sabe o que é isso?

Sua empresinha ai tem esse número de profissionais e você acha o bambambam da cidade, o que sua empresa faz para a comunidade de software da cidade? O que você melhora para o mundo?


Alan Correia- BR Soluções, amigo palestrante sobre Continuous Delivery


Sabia que estes cerca de 160 profissionais são apenas 10% do número de colaboradores da SoftPlan?

Pois então reveja seu conceito de empresa grande. De cidade que tem um número grande de empresas grandes de ti.

 

Eu como Idealizador e Organizador da Copa TI estou fazendo isso. Revendo o conceito de grandeza.

E não foi somente a Softplan que fez isso, teve empresas que enviaram cerca de 60, 80 pessoas da mesma empresa para o evento. Uma troca de idéias sensacional.

Um mini computador lançado la, que custa 150 dólares, imagina que você mesmo pode criar o seu próprio celular utilizando este computador. Foram 3 dias de evento, mais de 20 trilhas, 140 palestrantes de 13 estados do Brasil e do Mundo. O TDC Florianópolis é maior do que o de São Paulo.

 

 

A cidade Florianópolis.

 

Rio de Janeiro Cidade maravilhosa? Cada um tem seus gosto, mas realmente a cidade maravilhosa que conheci na minha vida foi Florianópolis. Tudo é bonito lá (tirando o sufoco para ir ao aeroporto na hora da volta, por causa do IRONMAN).

 

Outra lição de moral aprendida e a ser passada para os Gestores Uberlandenses: Parque Tecnológico FUNCIONA. Florianópolis é um exemplo disto. Várias empresas em um mesmo espaço, QUASE UM BAIRRO de empresas de tecnologia, que utilizam uma gigantesca infraestrutura. Várias empresas de serviço de internet. Não há um monopólio como há em Uberlândia, e isso sim é um avanço, e alias a tecnologia la ta muito mais avançada que aqui né? Algumas pessoas com rei na barriga por ter feito UFU, não entenderiam isso.

 

Mudando do 220 para o 110, a cidade é linda, as praias da região norte onde pude ir sensacionais. Jurerê Internacional (Hollywood Brasileira), sensacional. E por fim muita comida boa.


 

Familia linda em Jurerê Internacional.


Deu tempo ainda de um coquetel com os organizadores e palestrantes do TDC. Fiquei com o contato, para procurar voluntários que queiram participar da organização do TDC Uberlândia. SIM!. OH MY GOD! THE DEVELOPER'S CONFERENCE UBERLANDIA. Vamos recrutar pessoas para trabalhar nesse evento para 2014 pois ano que vem teremos Copa do Mundo e teremos um buraco em cidades como São Paulo.

 

 

Agora é pra valer. Convido a todos que queiram participar para falar comigo para saberem como funcionará. Inclusive, vocês empresários da região! Estou com problema de conexão com a internet em alguns dias posto o video do "Esse Tester sou Eu"

 

Até a próxima.

Categories: Eventos

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments